EN ES PT

Introdução

No coração de Mato Grosso do Sul, o Pantanal é uma das maiores riquezas do nosso Brasil. A maior planície inundável do mundo também é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade.

Formando um ecossistema único, onde a natureza revela toda a sua exuberância, este destino oferece uma experiência autêntica, permitindo aos visitantes explorar a fauna diversificada, as paisagens deslumbrantes e a rica cultura pantaneira. Por se tratar de uma área de transição entre Cerrado e Amazônia, com áreas de caatinga e Mata Atlântica, traz diferentes estilos de meio ambiente, muitas atividades presentes também envolvem esses biomas, como a contemplação e interação com a vida selvagem em seu habitat mais autêntico possível. 

No estado do Mato Grosso do Sul, o Pantanal se divide entre municípios de: Anastácio, Aquidauana, Corumbá, Miranda, e Ladário. Cada um deles, com histórias e particularidades que traduzem ao pé da letra o significado de cidade pantaneira, integrando o cotidiano urbano com a natureza e suas tarefas.

A região é chancelada pelo Ministério do Turismo e pela Fundação de Turismo do estado como uma rota turística. E com isso, a infraestrutura para receber visitantes e providenciar a melhor experiência adequada para diferentes perfis de viajantes é levado em consideração, entendendo e protegendo todo seu ecossistema e desfrutando de seus principais e importantes pontos de cultura e história, além de sua atração principal, a natureza.