EN ES PT

Serra do Amolar

A Serra do Amolar é uma região remota localizada no Pantanal do Mato Grosso do Sul. Está situada no extremo noroeste do Pantanal, próxima à divisa com a Bolívia. Ela se estende ao longo do Rio Paraguai e do Rio São Lourenço, que percorrem as montanhas criando uma paisagem única.

O ícone do Alto Pantanal que é considerado patrimônio natural da humanidade e Reserva da Biosfera Mundial, é uma formação montanhosa e se destaca como uma elevação em meio às planícies alagadas do baixo Pantanal, proporcionando uma vista panorâmica única da região. o pico mais alto da Serra do Amolar tem 976 metros

O acesso à Serra do Amolar pode ser desafiador devido à sua natureza selvagem e preservada, onde não há uma infraestrutura turística desenvolvida como em outros destinos do Mato Grosso do Sul. No entanto, algumas opções podem estar disponíveis para visitantes que desejam explorar essa região única. É essencial planejar a viagem com antecedência, garantindo transporte confiável e acomodações, se necessário. 

Algumas fazendas próximas à região podem oferecer hospedagem e experiências autênticas, além do transporte até a Serra do Amolar. Pousadas e eco-lodges estão localizados em áreas próximas, oferecendo acomodações mais próximas da natureza. E também há a opção do camping, onde os visitantes podem optar por acampar em áreas designadas ou obter permissão para camping selvagem, sempre respeitando as normas de preservação ambiental e regulamentos locais.

Os cruzeiros fluviais oferecem itinerários que incluem a Serra do Amolar e pode ser uma opção mais confortável para explorar a região a bordo de embarcações adequadas com toda infraestrutura e acompanhamento.

A partir dali, você tem a oportunidade de fazer trilhas, caminhadas, passeios de bicicleta e caiaque, tomar banho em piscinas naturais, visitar comunidades ribeirinhas, conhecer as inscrições rupestres, cultura e história, além de vivenciar a vida silvestre. 

A Serra do Amolar é uma área de conservação, e as atividades turísticas devem ser realizadas de maneira responsável para preservar a biodiversidade e a beleza natural da região.  

Para saber mais, vamos deixar um vídeo como referência para que você entenda e conheça mais sobre a Serra do Amolar e sua comunidade ribeirinha, que desempenha um papel importantíssimo para todo ecossistema da Serra do Amolar. O local foi abordado em uma série documental, realizada pela plataforma LPM.World, chamada “Mato Grosso do Sul: Expoente do Ecoturismo para o Mundo”.