EN ES PT
19/12/2023

Bodø, na Noruega, foi designada como Capital Cultural da Europa para o ano de 2024, tornando-se a primeira cidade acima do Círculo Polar Ártico a receber essa distinção. Esta será a terceira vez que uma cidade norueguesa conquista o título, após Bergen (2000) e Stavanger (2008).

Crédito: Visit Norway

A eleição da Capital Cultural da Europa foi estabelecida em 1985, com o objetivo de promover a diversidade cultural na Europa, destacar as características compartilhadas pelos países e utilizar a cultura como instrumento de desenvolvimento a longo prazo para as cidades. Ao longo destas três décadas, a escolha da Capital Europeia da Cultura tornou-se um dos projetos culturais mais ambiciosos do continente, sendo uma das atividades mais conhecidas e populares da União Europeia.

Os planos para o maior projeto cultural já realizado no norte da Noruega estão em estágio avançado, com mais de 1.000 atrações programadas, incluindo concertos, exposições de arte e eventos ao longo do ano, ocorrendo em todas as cinco regiões do condado de Nordland: Salten, Lofoten, Vesterålen, Ofoten e Helgeland, todas facilmente acessadas a partir de Bodø, a maior cidade do condado.

Todo projeto terá início com uma cerimônia de abertura na marina do centro de Bodø, em 3 de fevereiro, em um palco flutuante inspirado em um osso de orelha de bacalhau. O evento contará com a presença confirmada da Rainha Sonja, Alta Patrona de Bodø 2024, que aceitou o convite para inaugurar oficialmente Bodø 2024.

A cidade conta com menos de 50.000 habitantes e destaca-se como um importante hub de trânsito para o norte do país. O premiado centro cultural Stormen, que inclui uma moderna sala de concertos e uma biblioteca incrível, a arte urbana ártica, o festival anual de música Parken e as ricas tradições culinárias contribuíram para criar uma cena cultural vibrante na cidade.

Cultura Sámi em destaque na Capital cultural da Europa

Crédito Visit Norway

A Cultura Sámi ganhará destaque nas atividades do ano, reconhecendo a importância dessa comunidade não só para Nordland, mas para todo país. A Noruega abriga a maioria dos Sami do mundo, com grande parte dos assentamentos localizados no norte do país. Somente no condado de Nordland, até cinco idiomas Sami são utilizados. Com isso, a cultura Sami é crucial para a região norte e desempenha um papel fundamental nas celebrações de 2024, com uma variedade de eventos planejados.

No dia 6 de fevereiro é celebrado o Dia Nacional Sami na Noruega e será marcado por uma semana de eventos, incluindo uma Trilogia de Teatro Sámi, um projeto ambicioso que tem como objetivo levar o drama Sámi a um público mais amplo no Teatro. Além disso, o Árran 360°, uma fusão de narrativa indígena e tecnologia inovadora, será apresentado na maior lavvo (tenda típica dos Samis) do mundo com filmes em parceria com o Instituto Internacional de Cinema Sámi. E também o Museu Sámi desempenhará um papel crucial, transformando o museu da cidade de Bodø em uma instituição temporária dedicada à cultura Sámi por um ano, exibindo 200 artefatos de toda a região. A inauguração da exposição está programada para fevereiro de 2024.

Gastronomia Ártica

O projeto “Alimentando a Europa” tem como objetivo colocar a culinária ártica no mapa gastronômico. O festival de comida ártica em Mosjøen faz parte do programa, e também haverá apresentações itinerantes de comida ártica por Nordland, com chefs locais e visitantes oferecendo iguarias de alta qualidade.

Desde 2012, o ArktiskMat tem sido um simpósio anual de alimentos realizado em Mosjøen, em Helgeland, proporcionando aos amantes da gastronomia encontros com chefs internacionais renomados, palestras emocionantes e muito mais. Em 2024, o Simpósio de Alimentos do Ártico está programado para 13 e 14 de setembro, além da participação em vários eventos ao longo do ano da cultura.

Nordland “by Light”

Crédito Visit Norway

O primeiro festival de luz de Nordland terá início em novembro de 2024, marcando um dos últimos eventos significativos do ano de Bodø. O festival começará apagando as luzes em toda Nordland, inspirado na crescente tendência do turismo noturno e na observação da aurora boreal. Embora a maioria do programa seja composta por instalações e performances temporárias, também está sendo planejando instalações de luz permanentes como parte do legado do projeto de Bodø 2024.

Para saber mais informações sobre as atrações e experiências confirmadas durante todo ano de 2024, acesse o site oficial do Visit Norway

display_name

henrique@globalvisionaccess.com

Plataforma digital Bureau Mundo lança curso Destino Florianópolis com as principais informações sobre turismo no destino

Além da capacitação e atualização sobre a cidade e seus atrativos turísticos, os participantes do curso poderão concorrer a um pacote de viagem ao destino acessando o link: https://bmv2.dscriacaoweb.c...

Seychelles anuncia novas atrações turísticas

Cozinhar pratos típicos e praticar esportes aquáticos na praia de Anse Royale, na ilha de Mahé, são as novas atividades que Seychelles oferece aos seus visitantes...

Viaje pelos sabores da gastronomia de Blumenau

Cozinha local tem grande influência da cultura germânica Há muitas formas de se conhecer um destino durante uma viagem. Uma das mais deliciosas é através da sua gastronomia. Em Blumenau não é diferent...

Conheça o Vale Europeu a partir de Blumenau

Com uma localização privilegiada no Vale Europeu, Blumenau é o ponto de partida ideal para se visitar e descobrir as atrações de destinos menores na região. O Vale Europeu reúne mais de 15 cidades que...