A história da cerveja em Blumenau tem início juntamente com a colonização alemã e a fundação da cidade em 1850. A bebida já fazia parte da cultura dos colonos alemães que se estabeleceram na região e que produziam cervejas em suas casas. A primeira produtora de cerveja, a Cervejaria Hosang, foi criada apenas 10 anos após a fundação de Blumenau pelo imigrante Heinrich Hosang e esteve em atividade até o ano de 1923.
Na sequência, outras cervejarias se estabeleceram na cidade e na região, conservando a tradição dos primeiros colonos. Outra pioneira, ainda no século 19, foi a cervejaria Feldmann, que hoje abriga o Centro Cultural da Vila Itoupava, espaço destinado a eventos e atividades educacionais.
Hoje, além de produzida e consumida localmente, a cerveja é um dos principais atrativos turísticos de Blumenau. Um dos passeios indispensáveis é o Museu da Cerveja. Instalado no centro histórico da cidade, ali estão expostas as origens da produção da cerveja na cidade e os maquinários utilizados pelas primeiras cervejarias. Barris da primeira Oktoberfest Blumenau, utensílios de fabricação e garrafas antigas que marcaram a história da produção da cerveja na cidade e no país revelam curiosidades que incluem desde o preparo ao envase da bebida.
Pioneira na produção de cerveja artesanal no Brasil, Blumenau oferece um roteiro para quem aprecia a bebida e quer conhecer um pouco mais sobre os atrativos turísticos relacionados a ela. Além do Museu da Cerveja, a rota visita fábricas e cervejarias artesanais premiadas, passa por restaurantes tradicionais e permitir ao turista pedalar por áreas naturais de Mata Atlântica preservada e realizar um minicurso de degustação cervejeira na Escola Superior de Cerveja e Malte. É um passeio que os entusiastas da bebida não podem deixar de fazer.
A Oktoberfest Blumenau é sem dúvida o maior evento da região do Vale Europeu. A festa, que ocorre desde 1984, dura 19 dias e celebra a cultura alemã e a cerveja. No entanto, o destino recebe ainda dois outros grandes festivais que homenageiam a bebida. No Festival Nacional da Cerveja, os visitantes podem degustar os sabores e as singularidades dos diferentes tipos de cervejas nacionais. Já a Sommmerfest Blumenau é um festival de verão que ocorre no primeiro mês do ano e conta com apresentações culturais e degustação de cervejas. Em 2022, a festa está programada para os dias 13,14,15, 20, 21 e 22 de janeiro.
Para saber mais sobre Blumenau, acesse www.turismoblumenau.com.br e o site www.gvanoticias.com.
Sobre Blumenau
Município do Estado de Santa Catarina, situado na região do Vale Europeu, Blumenau foi colonizada em 1850 pelo médico farmacêutico e filósofo alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, que chegou à cidade acompanhado de outros 17 colonos, também da Alemanha. Mais tarde, chegaram imigrantes vindos da Itália e Polônia. Blumenau possui uma série de atrativos como museus, monumentos, praças e casas no estilo enxaimel, além de organizar eventos e festas responsáveis pelo incremento da economia local e pela movimentação de milhares de turistas. A cidade sedia a Oktoberfest Blumenau, a segunda maior do mundo e a maior festa alemã das Américas, e é oficialmente a Capital Brasileira da Cerveja. Blumenau está entre as dez maiores e melhores cidades do Brasil e é detentora dos selos Safe Travels, da WTTC, e Viaje+SC, da Santur, que a qualifica como um destino seguro para o turismo.