EN ES PT
29/06/2022

O país formado por 115 ilhas comemora no dia 29 de junho o seu dia nacional, marco histórico da independência do país

Banhada pelas águas cristalinas do Oceano Índico, Seychelles é um destino para todos aqueles que buscam um cenário paradisíaco. Entretanto, o Arquipélago africano, localizado na costa leste do continente, é também caracterizado por uma rica cultura com influências e origens diversas. No dia em que se comemora o 46º aniversário de independência do país, conheça a celebração e a cultura das ilhas.

 A comemoração do feriado nacional, acontece especialmente em Victoria, a capital do país, localizada na ilha de Mahé. As ruas da cidade são enfeitadas com adornos coloridos e bandeiras do país. Também acontecem apresentações de artistas locais e paradas militares, na sequência uma queima de fogos toma os céus e encanta os visitantes e os cidadãos.

Ex-colônia inglesa, Seychelles teve sua independência declarada em 29 de junho de 1976. Antes da dominação inglesa (de 1810 até independência), o país esteve sob dominação francesa durante o século XVIII. Contudo, as influências europeias são apenas parte da cultura do país, que é formada majoritariamente por influências de outras nações do continente africano e também por grupos indianos e chineses que fizeram parte do processo de colonização. Ao resultado da  soma e mistura de influências dá-se o nome de cultura creole, a típica expressão artístico-cultural das ilhas.

Um símbolo da diversidade e comunhão de culturas é a existência de três idiomas oficiais: o inglês, o francês e o creole seichelense. A maioria dos habitantes mais jovens falam três línguas e se comunicam facilmente com  os turistas.

Dança Moutya típico da cultura creole – foto: Michel Denousse.

Os ritmos e músicas seichelenses têm fortes características africanas, o Sega e o Moutya são os gêneros mais tradicionais, com batuques ritimados e danças que levam os mesmos nomes. A dança Moutya é inclusive reconhecida como patrimônio imaterial da UNESCO, a primeira manifestação cultural do país a obter tal classificação.

Seychelles tem uma rica gastronomia, repleta de sabores e temperos – foto Michel Denousse.

A gastronomia típica é resultado tanto das condições naturais e geográficas da ilha quanto das influências das culturas que as formaram. A gastronomia creole é constituída especialmente por pratos de peixes e frutos do mar, acompanhados de arroz indiano, e muito temperos e especiarias típicos da ilha. Dentre os principais sabores, se destacam a baunilha e a canela nos pratos doces, além do extensivo uso de coco em diversas receitas típicas. 

Um evento que reúne as diversas manifestações culturais das ilhas  é o Creole Festival, um festival que ocorre há 35 anos nas ruas de Victoria. São diversas manifestações artísticas: apresentações de músicas e danças típicas, exposições de arte, concursos culturais e desfiles à la Carnaval. Acontecem também apresentações de Seggae, um ritmo mais novo formado pela união do Sega com Reggae.

Uma característica mais recente, mas não menos importante da cultura seichelense, é a consciência e contínua ação em prol da preservação dos diversos ecossistemas do Arquipélago. O destino é um exemplo na promoção do turismo sustentável e tem cerca de 50% do território terrestre como reservas naturais e 30% do território marítimo como áreas protegidas. Mais ainda, nas escolas, são promovidas diversas iniciativas para que a educação ambiental seja ensinada como um valor fundamental desde a infância.

Para mais informações sobre o destino, acesse www.seychelles.com/home.

display_name

Canal Seychelles

Com presença garantida nas listas de praias mais bonitas do mundo, Seychelles oferece todo o tipo de atividades ao ar livre e esportes aquáticos, além de um povo caloroso e cultura vibrante. Seychelles também é a casa do Vallée de Mai e do Atol de Aldabra, dois Patrimônios da Humanidade pela UNESCO.

Top DMC reúne parceiros LATAM em projeto Top Action

Todos os encontros podem ser acessados pelo Canal TOP DMC na plataforma Bureau Mundo https://bmv2.dscriacaoweb.com.br/top-dmc/ Ao longo de 2021, Ângela e Fernanda receberam DMCs do Peru, México, Colôm...

Natal em Blumenau marca retorno de comemorações na cidade

A maior edição do evento Natal em Blumenau já começou. Com quase 60 dias de programação, o evento é realizado tanto nas principais ruas da cidade quanto no Parque Vila Germânica. A comemoração marca o...

Capital da Cerveja no Brasil, Blumenau oferece roteiros turísticos e festas temáticas

Falar de Blumenau sem mencionar a cerveja é uma tarefa quase impossível. A cidade considerada a Capital Nacional da Cerveja é o lar de diversas cervejarias artesanais e da Oktoberfest Blumenau, a segu...

Plataforma digital Bureau Mundo lança curso Destino Florianópolis com as principais informações sobre turismo no destino

Além da capacitação e atualização sobre a cidade e seus atrativos turísticos, os participantes do curso poderão concorrer a um pacote de viagem ao destino acessando o link: https://bmv2.dscriacaoweb.c...