EN ES PT
30/03/2023

O relatório “BUZZ vs. REALITY” indica as principais tendências para o turismo de luxo em 2023

Recentemente foi indicado novas e importantes tendências para o turismo de luxo em 2023 com base no relatório do ILTM – foto: Four Season Resort Seychelles (divulgação)

No final do ano de 2022 foram divulgados levantamentos acerca da indústria do turismo, indicando as principais tendências de luxo para 2023. Durante o evento de turismo de luxo ILTM, realizado em Cannes, na França, foi divulgada a segunda edição do relatório “BUZZ vs. REALITY”, em parceria com ILTM, American Express e Altiant.

As tendências reveladas para esse segmento costumam ser cuidadosamente monitoradas por toda a indústria turística; uma vez que tendências comportamentais iniciadas neste seleto nicho geralmente se estendem para outros segmentos de viagem.

Desde o início da pandemia no ano de 2020, o turismo nacional e internacional sofreu diversas transformações operacionais, o que resultou em mudanças profundas no comportamento dos viajantes. Após esse período pandêmico, o setor ascendeu sua participação no mercado, sobretudo no segmento de luxo. Como resultado, foi indicado novas e importantes tendências para o turismo de luxo em 2023 com base no relatório do ILTM, que são:

  • Muitos turistas economizaram com as restrições de 2020 e 2021 e agora procuram viagens mais exclusivas e memoráveis – conhecido como a expressão “revenge travel”, ou “viagem da desforra”.
  • A ideia de recuperar o tempo perdido, também impulsionará o aumento contínuo das viagens. A visita a familiares e amigos continua guiando a escolha de destinos de viagem para muitos turistas.
  • O termo “slow travel” segue como uma das tendências de viagens para 2023. A expressão indica que viajantes buscam por viagens mais longas e tranquilas, ou pelo menos com menos “obrigações” e mais tempo para relaxar e recarregar as energias.
  • Agentes e consultores de viagem especializados ganharam ainda mais destaque nesse nicho, onde 59% dos entrevistados pelo estudo planejam usar os serviços desses profissionais para auxiliar em suas viagens.
  • De acordo com as pesquisas houve uma diminuição do movimento natural “last minute” ou o famoso deixar para fazer tudo de última hora, atualmente a maioria dos entrevistados prefere planejar suas férias com bastante antecedência.
  • As viagens com foco em bem-estar físico e mental “wellness travel” continuam a subir na lista de prioridades dos viajantes de luxo.
  • Cruzeiros e embarcações de pequeno porte, sejam marítimos ou fluviais, de expedição ou não, devem ter um aumento significativo na busca por viagens luxuosas.
  • Para os turistas os principais fatores que definem sua reserva e viagem são a saúde e segurança.
  • A sustentabilidade dos destinos ou das viagens passam a ser prioridade para o segmento do luxo, onde a compensação de carbono e a busca por serviços turísticos mais engajados e responsáveis são tópicos fundamentais para os turistas.
  • No mercado brasileiro, os viajantes entrevistados demonstraram um alto nível de entusiasmo e têm a maior probabilidade, entre os destinos avaliados, de realizar vários tipos de viagens no próximo ano, incluindo viagens para trabalho remoto, também conhecido como “anywhere office”.

A ILTM liberou recentemente um “Anuário Viagens de Luxo” produzido em parceria com o Panrotas e focado, sobretudo, no mercado brasileiro e latino-americano; Onde são ouvidas duas pesquisas exclusivas conduzidas pelo TRVL LAB sobre hábitos e consumo de viagens entre brasileiros com renda mensal maior que 20 salários mínimos. Essa pesquisa retrata que 60% dos viajantes de luxo brasileiros estão na região Sudeste, seguidos por Nordeste (19%) e Sul (12%). Em geral, os viajantes afirmam estarem priorizando viagens com facilidade, praticidade e qualidade dos serviços e atrações disponíveis.

Em levantamentos feitos no ano de 2023 há uma tendência de elevação na permanência das viagens domésticas, onde a maioria dos viajantes faz de 2 a 5 viagens nacionais por ano e deve manter essa média (embora 7,11% deles cheguem a fazer mais de 20 viagens dentro do Brasil por ano). Já no cenário das viagens internacionais, a maioria afirmou ter feito uma única viagem ao exterior nos últimos 12 meses. Por outro lado, assim como os estudos globais mostram, 50% dos entrevistados afirmam estarem dispostos a gastar mais com viagens do que na pré-pandemia.

Dentre os entrevistados, 43,1% afirmaram ter planos de viagens nacionais e internacionais para 2023. Os países mais procurados pelos brasileiros para as viagens internacionais, têm sido Estados Unidos, Portugal, Itália, Argentina e Inglaterra.

display_name

Bureau Mundo

O Bureau Mundo é um ecossistema digital dedicado à indústria do turismo. Por meio de eventos, cursos, campanhas, treinamentos e outras soluções customizadas o portal potencializa o alcance e o network de seus parceiros na indústria e cria um mindset colaborativo entre seus players. De julho de 2020 até março de 2022, o Bureau recebeu mais de 20 mil visitantes. Destes, mais de 2.000 mil são profissionais do turismo cadastrados. A plataforma já recebeu mais de 112 mil views, transmitiu mais de 46 horas de conteúdo ao vivo – agora também disponível on demand.

Capital da Cerveja no Brasil, Blumenau oferece roteiros turísticos e festas temáticas

Falar de Blumenau sem mencionar a cerveja é uma tarefa quase impossível. A cidade considerada a Capital Nacional da Cerveja é o lar de diversas cervejarias artesanais e da Oktoberfest Blumenau, a segu...

Plataforma digital Bureau Mundo lança curso Destino Florianópolis com as principais informações sobre turismo no destino

Além da capacitação e atualização sobre a cidade e seus atrativos turísticos, os participantes do curso poderão concorrer a um pacote de viagem ao destino acessando o link: https://bmv2.dscriacaoweb.c...

Seychelles anuncia novas atrações turísticas

Cozinhar pratos típicos e praticar esportes aquáticos na praia de Anse Royale, na ilha de Mahé, são as novas atividades que Seychelles oferece aos seus visitantes...

Viaje pelos sabores da gastronomia de Blumenau

Cozinha local tem grande influência da cultura germânica Há muitas formas de se conhecer um destino durante uma viagem. Uma das mais deliciosas é através da sua gastronomia. Em Blumenau não é diferent...