EN ES PT
27/01/2023

A retomada de atividades em 2022 levou ao faturamento de 18,1 bilhões até o mês de setembro

Com o impulsionamento do setor, as atividades ligadas ao turismo brasileiro registraram um faturamento de R$ 18,1 bilhões no mês de setembro, o melhor resultado desde 2014, que na época registrou R$ 19,8 bilhões. Usando como base os levantamentos mensais do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o montante do ano de 2022 é 29,2% maior quando comparado ao mesmo período de 2021.

Esse resultado foi estimulado principalmente pelo transporte aéreo, que rendeu o maior faturamento do ano: cerca de R$ 6,1 bilhões. Por conta desse crescimento no departamento aéreo, houve um incentivo na demanda de outras áreas do turismo como: serviços de alojamento e alimentação, gerando cerca de R$ 5 bilhões para turismo no país.

Em relação à demanda de hotelaria, o transporte aéreo contribuiu para o setor superar os patamares pré-pandemia com a taxa de ocupação e de receita. O transporte terrestre registrou crescimento de 20% (faturamento de R$ 2,9 bilhões), segundo o levantamento da Federação. Já as atividades culturais, recreativas e esportivas também seguiram positivamente e registraram crescimento anual de 19,7% (faturamento de R$ 1,27 bilhão).

Levando em conta as estimativas, a presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, Mariana Aldrigui avalia positivamente o cenário para os próximos meses no turismo, considerando a combinação entre Copa do Mundo, alta temporada, férias escolar e a maior procura por destinos nacionais em alternativa a viagens ao exterior. 

Outro ponto relevante são os dados relativos ao turismo responsável. De acordo com a FecomercioSP, foram emitidos quase 32 mil selos Turismo Responsável representando o compromisso do trade turístico em aderir às boas práticas de conduta e uma mudança gradual do setor.

display_name

Bureau Mundo

O Bureau Mundo é um ecossistema digital dedicado à indústria do turismo. Por meio de eventos, cursos, campanhas, treinamentos e outras soluções customizadas o portal potencializa o alcance e o network de seus parceiros na indústria e cria um mindset colaborativo entre seus players. De julho de 2020 até março de 2022, o Bureau recebeu mais de 20 mil visitantes. Destes, mais de 2.000 mil são profissionais do turismo cadastrados. A plataforma já recebeu mais de 112 mil views, transmitiu mais de 46 horas de conteúdo ao vivo – agora também disponível on demand.

Plataforma digital Bureau Mundo lança curso Destino Florianópolis com as principais informações sobre turismo no destino

Além da capacitação e atualização sobre a cidade e seus atrativos turísticos, os participantes do curso poderão concorrer a um pacote de viagem ao destino acessando o link: https://bmv2.dscriacaoweb.c...

Seychelles anuncia novas atrações turísticas

Cozinhar pratos típicos e praticar esportes aquáticos na praia de Anse Royale, na ilha de Mahé, são as novas atividades que Seychelles oferece aos seus visitantes...

Viaje pelos sabores da gastronomia de Blumenau

Cozinha local tem grande influência da cultura germânica Há muitas formas de se conhecer um destino durante uma viagem. Uma das mais deliciosas é através da sua gastronomia. Em Blumenau não é diferent...

Conheça o Vale Europeu a partir de Blumenau

Com uma localização privilegiada no Vale Europeu, Blumenau é o ponto de partida ideal para se visitar e descobrir as atrações de destinos menores na região. O Vale Europeu reúne mais de 15 cidades que...