Transformational Travel Council anunciou seu encontro anual chamado Transcend 2024 ,que acontecerá no coração de Bonito, Mato Grosso do Sul, entre 9 a 13 de setembro deste ano
O coletivo Transformational Travel Council terá seu encontro anual chamado “Transcend 2024”, em um evento de viagens transformador sobre turismo regenerativo no coração de Bonito, Mato Grosso do Sul, entre os dias 9 a 13 de setembro de 2024.
A Transformational Travel Council é um coletivo de stakeholders no turismo global, com a missão de educar, inspirar e promover o turismo regenerativo. Conhecido como “The Gathering”, o evento visa reunir líderes da indústria turística, especialistas e destinos empenhados em ir além do convencional. A intenção é catalisar uma transformação no turismo, mudando comportamentos, tomando medidas e ampliando o impacto positivo com novas consciências, perspectivas e métodos testados.
Com o tema “Vida sob a Superfície”, o evento conectará os participantes, chamados de “agentes de mudança”, com a comunidade local de Bonito. Eles terão a oportunidade de explorar experiências que o destino proporciona, como os passeios de trilhas, cachoeiras e cavernas, experimentando o já mundialmente conhecido trabalho que Mato Grosso do Sul aplica e proporciona nesses ecossistemas. Também serão visitados comunidades locais de Bonito, que abrirão espaço aos participantes para aprofundar sua compreensão sobre como trabalham e oferecem o turismo na região, observando também as oportunidades para ampliar o impacto positivo.
Bonito é um exemplo de turismo sustentável para todo o mundo, com um incansável compromisso com a preservação do patrimônio natural e cultural, tornando-se o destino anfitrião perfeito, pois também é o primeiro destino do mundo a alcançar a neutralidade de carbono. Bonito serve como uma estrela norte para destinos na América do Sul e no mundo sobre como se beneficiar do turismo de forma responsável e, ao mesmo tempo, proteger seu meio ambiente e ecossistema.
Turismo Regenerativo
Embora não haja uma definição precisa para o turismo regenerativo, essa abordagem vem ganhando cada vez mais espaço entre os viajantes e destinos turísticos. O conceito propõe uma relação equilibrada entre três pilares conectados quando se trata de viagens, o indivíduo que viaja, a natureza do destino e a sociedade local.
A maior diferença desse “novo” conceito de viagens para outros termos, como o turismo sustentável, é o benefício e desenvolvimento social e econômico que fica para todo ecossistema visitado. Em resumo, o objetivo é tornar um local melhor do que era anteriormente, melhorando e fortalecendo toda cadeia que atua para essas viagens acontecer.
Essa abordagem valoriza a educação ambiental e cultural, incentivando os viajantes a se engajarem ativamente na preservação do patrimônio natural e social dos destinos que estão visitando. Isso pode envolver participação em projetos de conservação ambiental, apoio a cooperativas locais e artesãos, imersão em práticas agrícolas sustentáveis e interação com comunidades indígenas para aprender sobre suas tradições e estilo de vida.
E com essa conexão estabelece resultados significativos e tangíveis para a população local, como por exemplo, a geração de empregos e melhores condições de trabalho para as comunidades locais. Além claro, da recuperação e preservação dos atrativos naturais de forma sustentável.